Pesquisas em desenvolvimento

Pesquisas em desenvolvimento

Os estudos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe são da área básica e clínica, sempre voltados para aplicação direta dos seus resultados, procedimentos ou produtos e abrangem áreas como genética molecular, biologia celular com enfoque em células-tronco, tecnologia do proteoma, além dos ramos mais específicos de cada especialidade pediátrica.

Conheça alguns projetos que estão em desenvolvimento:


Teste de DNA

Lançada em 2005, a pesquisa foi sendo estendida de forma escalonada e em 2007 passou a cobrir todo o Paraná. Disponibiliza aos recém-nascidos um exame gratuito de DNA para identificar mutação que está associada ao desenvolvimento do tumor de córtex adrenal. As crianças que apresentam a mutação passam a receber acompanhamento médico e psicossocial periódico com o objetivo de fazer a intervenção cirúrgica imediata, caso o tumor se desenvolva, e reduzir assim o índice de mortalidade infantil. A família da criança também passa a ser pesquisada para colaborar com o entendimento dos pesquisadores sobre os motivos que levam o Paraná e São Paulo a ter uma incidência tão elevada desse tipo de câncer, cerca de 15 vezes maior do que o restante do mundo.


Geomedicina:

Estudar a relação entre os fatores ambientais e a saúde pública. Este é o principal objetivo do Projeto Geomedicina, que reúne profissionais de diferentes áreas, como Medicina, Física, Química e Geologia. O projeto permitirá a criação de um banco de dados com conteúdo capaz de orientar políticas públicas de saúde atendendo as necessidades específicas das diferentes regiões do Paraná.


Transtornos Neurocognitivos e Comportamentais de Crianças e Adolescentes: Aspectos Psico-Pedagógicos, Micronutricionais e Neuroquímicos.

O objetivo desta pesquisa é testar a hipótese de que existe uma correlação entre transtornos neurocognitivos e comportamentais, alterações neuroquímicas e micronutricionais em um grupo de crianças com o diagnóstico de alguns dos principais transtornos. Em 2007 foram avaliadas 151 crianças da rede municipal de ensino de Curitiba e os professores puderam participar de palestras realizadas sobre o tema.


Projeto "FISH na diagnose de leucemia aguda em crianças"

Quase inteiramente financiado pela Fundação Araucária (edital 25/2006, "Pesquisa para o SUS"), este projeto visa melhorar o atendimento às crianças com leucemia através do uso da técnica de FISH (hibridação in-situ fluorescente). Esta técnica, que identifica marcadores de prognóstico nas leucemias agudas, permite uma melhor avaliação do paciente e auxilia o médico nas escolhas terapêuticas; porém, o custo dos "kits" comerciais inviabiliza esta técnica para o atendimento pelo SUS. O objetivo da pesquisa é desenvolver testes de FISH mais econômicos que permitam o acesso da população a esta importante tecnologia.


Avaliação da expressão do Receptor Androgênico em meninos com anormalidades genitais

Estudo desenvolvido em conjunto com a equipe da Urologia Pediátrica, englobando crianças com anormalidades dos genitais externos, especialmente fimose e hipospádia. O objetivo é avaliar o grau de expressão dos receptores androgênicos na pele genital, reconhecendo com isto a sensibilidade dos genitais ao efeito dos hormônios masculinos. Este estudo é importante pois avalia as mais frequentes alterações genitais dos meninos e permitirá compreender a causa deste problema, ainda não totalmente elucidada. Permitirá ainda um melhor planejamento do tratamento, incluindo a melhor escolha da dose de testosterona a ser utilizada por estes pacientes.